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Pesquisa aponta recuperação nas vendas do varejo em Minas Gerais em 2,5%

Levantamento mostra que crescimento foi nas vendas dos eletrodomésticos e dos móveis

Por Mônica Miranda , 13/08/2020 às 19:30
atualizado em: 13/08/2020 às 19:44

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Foto: Gabriel Rezende/ Itatiaia
Gabriel Rezende/ Itatiaia

RESUMO

  • Pesquisa aponta recuperação nas vendas do varejo em Minas Gerais em 2,5%
  • Levantamento mostra que crescimento foi nas vendas dos eletrodomésticos e dos móveis


A pesquisa mensal do comércio do IBGE mostrou uma recuperação nas vendas do varejo em Minas Gerais em 2,5%. O crescimento foi nas vendas dos eletrodomésticos e dos móveis.

Segundo o economista da Fecomércio, Guilherme Almeida, são dois os fatores que apontaram para este crescimento. “Os resultados de junho da pesquisa mensal do comércio do IBGE foram muito importantes. Primeiro, porque mostraram mais um mês de recuperação do volume de vendas. Naturalmente, a base comparativa imediatamente anterior dos meses anteriores é uma base fraca em decorrência da pandemia, mas ainda assim sinalizam um importante movimento de retomada nas vendas”, explica o especialista. 

O economista lembra que o processo de reabertura do comércio pode ter ajudado nessa pesquisa. “Quando fazemos o comparativo anual de junho deste ano com junho de 2019, observamos um aumento importante de 2,7%.  Então, temos um aumento impulsionado principalmente por segmentos que acabam se aproveitando desse momento econômico. Por exemplo, os móveis e eletrodomésticos que somente no mês de junho apresentou um aumento no volume vendido de 13,1% em relação ao mesmo mês do ano passado”, explicou o economista. 

Guilherme Almeida lembra que esse aumento de produtos específicos se deve ao número de pessoas trabalhando de home office e que buscam por conforto em casa. “Isso se deve às muitas pessoas que acabam atuando ainda de forma remota, de suas casas. Elas estão passando mais tempo em casa. Elas querem ter ali um bem-estar maior e acabam investindo recursos na troca de equipamentos comprando móveis mais confortáveis.  Isso acaba impulsionando o segmento”, avalia. 

Ouça a entrevista na íntegra no início da reportagem. 
 

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