Notícias

Crédito ou Débito? 4 Vantagens de Comprar no Débito

Planejamento de gastos e desconto em compras são apenas alguns dos principais benefícios

Por BMG, 13/08/2020 às 16:11
atualizado em: 14/08/2020 às 12:39

Texto:

Débito ou crédito? Esta é a primeira pergunta ao informarmos que o pagamento será feito com cartão. Atualmente, mais de 50 milhões de brasileiros utilizam o cartão como forma principal de pagamento, de acordo com um levantamento feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

Embora a função crédito seja amplamente difundida e usada no Brasil, com a vantagem de pagar as compras em até 40 dias – dependendo da data de fechamento da fatura –, o cartão de débito também tem diversos benefícios. 

O cartão com função débito, por exemplo, é o mais fácil de obter, pois as contas bancárias (corrente e poupança) oferecem esse recurso ao cliente por ambos estarem atrelados. Já para obter a função crédito do cartão é necessário solicitar e submeter alguns dados a uma análise de crédito, em que será determinada a liberação e o valor limite para compras. 

O grande diferencial do cartão de débito, no entanto, é que o uso do mesmo depende do saldo positivo na conta bancária. Dessa forma, é necessário saber quanto há disponível na conta antes de fazer novas compras ou pagamentos. Confira, agora, quatro vantagens de priorizar compras no débito:

1. Segurança. A primeira vantagem de comprar no débito é a segurança e a conveniência de não precisar carregar/sacar dinheiro. A imensa maioria de estabelecimentos físicos do país aceitam pagamentos no débito e mais de 70% das lojas virtuais também já incluíram essa forma de pagamento entre as opções, segundo pesquisa feita pela Visa Consulting & Analytics.

2. À vista. Outra grande vantagem do pagamento no débito é que o mesmo é à vista, sem faturas ou dívidas posteriores. Nesse sentido, vale lembrar que há instituições financeiras que permitem que o valor da compra seja descontado do cheque especial, caso o cliente não tenha saldo suficiente na conta. Essa opção não é interessante para o cliente, pois os juros do cheque especial serão adicionados ao valor do pagamento, gerando mais gastos. Portanto, certifique-se de ter saldo em conta suficiente para a transação.

3. Planejamento. Recomenda-se que toda intenção de compra e pagamento tenha um planejamento financeiro. Ao comprar no crédito, fatalmente, gera-se uma dívida posterior que será quitada na fatura; mas ao comprar no débito, o pagamento é no ato. Assim, ao deixar a conta com saldo positivo é possível planejar o que comprar sem comprometer o salário futuro com parcelas e faturas do crédito. 

4. Descontos. Como o pagamento na função débito é à vista e, muitas vezes, a taxa da maquininha para o comerciante é mais baixa, obter um desconto em lojas físicas é mais fácil, gerando uma experiência de compra ainda mais satisfatória, além de economia para o bolso. 

Você sabia que os clientes do Banco Bmg tem cashback não apenas na função crédito, mas também na função débito do cartão? Além de todas essas vantagens de comprar no débito, o Bmg devolve parte do valor em cada transação direto na sua conta, não é demais? Abra sua conta no Bmg e aproveite esse e muitos outros benefícios!

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    'O projeto introduz dispositivos claros e objetivos, com penalidade para aqueles que prestarem informações falsas ou deixarem de executar as medidas compensatórias', defend...

    Acessar Link