Notícias

Com ajuda de Trump, Israel e Emirados Árabes Unidos assinam acordo de paz histórico

País é o 3º do Oriente Médio a criar relações diplomáticas com Israel

Por Agência Estado, 13/08/2020 às 18:48
atualizado em: 13/08/2020 às 18:48

Texto:

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira, 13, que Israel estabelecerá “a normalização total das relações” com os Emirados Árabes Unidos e renunciará, por enquanto, aos planos de anexar o território ocupado da Cisjordânia para se concentrar em melhorar seus laços com o resto do mundo árabe.

Israel não tinha, até agora, relações diplomáticas com países árabes do Golfo, e os recentes anúncios de anexação de parte da Cisjordânia eram encarados como um impeditivo para a normalização, apesar da ameaça comum que é o aumento da influência regional do Irã.

Este é apenas o terceiro acordo diplomático árabe-israelense desde a declaração de independência de Israel em 1948. O Egito assinou um em 1979 e a Jordânia em 1994.

Em uma declaração surpresa emitida pela Casa Branca, Trump disse que Israel e os Emirados Árabes Unidos assinarão uma série de acordos bilaterais sobre investimento, turismo, segurança, tecnologia, energia e outras áreas.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    'O projeto introduz dispositivos claros e objetivos, com penalidade para aqueles que prestarem informações falsas ou deixarem de executar as medidas compensatórias', defend...

    Acessar Link