Notícias

Velhas nasce limpo em Ouro Preto, mas chega impraticável à Região Metropolitana de BH

04/06/2017 às 11:24

Texto:

Ouça na Íntegra
00:00 00:00

Sete dias de jornada. Mais de 130 quilômetros percorridos. Na última semana, a Itatiaia acompanhou todos os passos da Expedição ‘Rio das Velhas, te quero vivo’, e viu um rio que nasce limpo nas serras de Ouro Preto chegar completamente poluído à Região Metropolitana de Belo Horizonte. Das sete cidades percorridas pelo repórter João Felipe Lolli, em quatro delas 100% do esgoto é despejado no Velhas sem qualquer tratamento.

O resultado disso são os relatos ouvidos pela reportagem da Itatiaia ao longo de toda a expedição. “Esse rio era muito volumoso, muito limpo, o povo lavava roupa. Tinha muito peixe e a água era limpa. Dava para nadar, nós pescamos muito de rede no rio”, recordou a dona Enedina Luiza Tomaz, de 89 anos, moradora de Santa Luzia.

“Coitado do rio, ele está pedindo socorro. Ele não tá bonito não. Do jeito que eu conheci, ele não está bonito. É uma coisa muito triste mesmo”, acrescentou dona Enedina, lamentando a situação atual do rio.

Apesar dos problemas atuais, ainda há esperança. Para cada trecho poluído do Velhas, é possível perceber em muitas cidades córregos menores que chegam limpos até se encontrarem com o Rio das Velhas. Daí pode estar parte da tão sonhada despoluição.

Medidas de preservação, principalmente a construção de estações de tratamento de esgoto, devem ser anunciadas nesta segunda-feira pela Copasa, num encontro com a equipe de expedição, além de prefeitos e representantes das 51 cidades mineiras por onde passa o rio.

Neste domingo, a expedição será oficialmente encerrada na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, durante o evento ‘Águas Gerais’. Vários coletivos ambientais, ONGs e movimentos que atuam e se preocupam com a questão socioambiental estarão presentes. Ao final, um cortejo com todos os participantes descerá a Avenida João Pinheiro, em direção ao Parque Municipal.

Ouça acima a reportagem completa de João Felipe Lolli.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Novos radares começam a funcionar em avenidas de Belo Horizonte a partir desta quarta-feira: https://t.co/bSvUPGWTd7 https://t.co/0vQHSGRR0n

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Algumas importantes avenidas de Belo Horizonte passarão a contar com novos radares de controle de velocidade. Os equipamentos terão o limite de 60 km/h.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Atual diretor de futebol do América, Ricardo Drubscky será anunciado nesta quarta-feira como o substituto de Enderson Moreira, que deixou o Coelho no último sábado (16) após s...

    Acessar Link