Notícias

Em Raposos, 100% do esgoto é despejado diretamente no Rio das Velhas

Por Redação , 03/06/2017 às 12:29

Texto:

Ouça na Íntegra
00:00 00:00
Foto: Ohana Padilha/CBH Rio das Velhas
Ohana Padilha/CBH Rio das Velhas

Os integrantes da Expedição ‘Rio das Velhas, te quero vivo’ cruzaram o bairro de Honório Bicalho, em Nova Lima, e chegaram a Raposos nessa quinta-feira. O cenário encontrado por eles foi bem diferente daquele observado nos primeiros dias da jornada. Se no trecho entre São Bartolomeu e Acuruí a água era abundante e muito limpa, agora já se nota uma considerável redução na vazão do corpo hídrico, além de índices muito maiores de emissão de esgoto.

As amostras de água recolhidas pela equipe de canoístas ao longo da expedição serão analisadas e os resultados divulgados em um mês. A expectativa é de que as águas próximas à nascente do rio sejam classificadas na ‘classe especial’, ou seja, praticamente pronta para o consumo. A partir de Itabirito, a qualidade cai sensivelmente e o material recolhido em Rio Acima e Raposos deve se encaixar na classe 3 – bastante contaminada e imprópria para o contato direto com a pele.

Morador de Raposos, o senhor Wallace Gonçalves, de 88 anos, acompanhou de perto a mudança sofrida pelo Rio das Velhas e lamenta as condições da água hoje em dia. “Mudou demais da conta. Ninguém conseguia atravessar esse rio andando, hoje atravessa facilmente”, disse. “Dá uma tristeza enorme. Mesmo com essas coisas todas, a gente preferia que o rio fosse mais cheio, mais volumoso, mais limpo e mais rico de peixes”, acrescentou Wallace Gonçalves.

Cem por cento do esgoto de Raposos vai direto para o Rio das Velhas, sem tratamento, de acordo com a própria prefeitura. Há planos para a construção de uma estação de tratamento na cidade, porém, não existe um prazo para que as obras sejam finalizadas. 

Na manhã desta sexta-feira, os canoístas caíram na água para percorrer o último trecho de rio, de 14 quilômetros, entre Raposos e Sabará. A expedição termina neste domingo, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte.

Ouça acima a reportagem completa de João Felipe Lolli.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Novos radares começam a funcionar em avenidas de Belo Horizonte a partir desta quarta-feira: https://t.co/bSvUPGWTd7 https://t.co/0vQHSGRR0n

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Algumas importantes avenidas de Belo Horizonte passarão a contar com novos radares de controle de velocidade. Os equipamentos terão o limite de 60 km/h.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Atual diretor de futebol do América, Ricardo Drubscky será anunciado nesta quarta-feira como o substituto de Enderson Moreira, que deixou o Coelho no último sábado (16) após s...

    Acessar Link